terça-feira, 14 de abril de 2020

Isolamento e seus sinônimos

Isolamento, teu sinônimo é saudade. Saudade da casa da mãe e do peixinho do domingo. Saudade dos aulas e dos alunos reclamando perguntando porque eu não faltei. Saudade da minha casa refúgio e não home office. Saudade das quintas feiras na casa da melhor amiga. Saudade das sextas feiras no bar do seu neném com os amigos do bairro. Saudade das reuniões do sábado e de planejar "fogo nos racistas", que pena que nunca pomos esse em prática. Saudades de um cotidiano agitado e cheio.

Isolamento, teu sinônimo é arte. Arte que salva-me do tédio. Agora fico aqui com paredes, músicas, livros e o toque cotidiano do celular, debruçada sobre o computador e mil e uma noias na cabeça. 

Isolamento, teu sinônimo é preocupação. preocupação com quem não tem o que comer, com quem precisa sair para trabalhar, com quem não pode para, pois vidas dependem de suas vidas.

Isolamento, teu sinônimo também é necropolítica. Que escolhe quem vive e quem morre. Quem serve é quem não serve. Quem é de berço e quem não é de berço. E assim a política, a economia e a desigualdade social recolhe os mortos dessa pandemia e eu percebo quanto dos meus estão perecendo dia a dia.

Elissânia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário